Durkheim
“ O que achava a sociedade o máximo dos máximos.” i. A sociedade precede o indivíduo, ela é que é importante. O indivíduo é apenas fruto da sociedade ii. Como se forma uma sociedade?
Os indivíduos têm que ter vínculos para manter a coesão e a solidariedade.
-Sociedade Mecânica das Antigas: Todo mundo é igual, solidariedade por semelhança. Regras abrangentes e punição severa. Indivíduo com pouca liberdade.
-Sociedade Orgânica das Modernas: Maior divisão de trabalho, indivíduos com atividades diferentes, o que permite uma maior dose de autonomia e mais liberdade. Maior conforto para o cidadão decidir a sua própria vida. Perigo: Redução e dissolução da Sociedade. Como então manter a sociedade com uma crescente divisão de trabalho e cada vez maior autonomia? iii. Durkheim tinha uma visão da sociedade como um todo e nunca do indivíduo como componente. iv. Causas da solidariedade orgânica (ou da diferenciação social):
Esse fato social como qualquer outro, só pode ser explicado por outro, ou outros, fato(s) social(ais). São eles, o volume(tamanho da sociedade) e a densidade moral e material da sociedade.
v. O que caracteriza a Religião (ou a crença religiosa)?
O que caracteriza não é a crença em um Deus que explique a origem do mundo, mas sim a distinção entre: Fenômenos Profanos (tudo o que não é sagrado, o que precisa ser explicado) e Fenômenos Sagrados (essência da religião, aquilo que não precisa de explicação, é o que se acredita. Conjunto de crenças e mitos que têm que ser seguidos). vi. A sociedade é considerada uma realidade sagrada, pois desperta nos cidadãos respeito e adoração. vii. Com a divisão do trabalho, acontece a transformação da sociedade mecânica em orgânica:
- As regras religiosas tendem a se diluir, com isso a sociedade tem o risco de se diluir também. viii. Como manter a coesão social dos indivíduos em uma fase em que as regras religiosas estão se diluindo?(que espécie de instituição você pode usar para manter a coesão?)