Durkheim e Weber: inspiração para uma nova sociabilidade, o neotribalismo
O pensamento de Durkheim e Weber, traz uma ideia de renovo para a civilização, onde se instaura por volta do século XX.
Essa novidade propõe desvendar os incríveis mistérios do universo, que por um lado ajuda melhorar as condições de vida e por outro lado essas mudanças poderá afetar a nossa existência.
Os meios de comunicação e a informática, trazem mudanças no cotidiano, que ajuda o homem em várias situações, mas também podem prejudicar e trazer consequências. O sociólogo Michel Maffesoli procura organizar essa pós-modernidade através das visões do mundo, de valores, ideias, etç. Esse autor considera que a pós-modernidade evolue em rítmos desiguais, inclusive em grupos diferentes como: punks, surfistas, skinheads ou até vegetarianos são exemplos desses grupos que tende se reunirem entre si.
Segundo Durkheim e Weber, a modernidade chegou a um certo ponto, onde se globalizou alguns costumes e estilos de vida, com isso houve uma consequência, porque aumentou a desigualdade social e econômica. Eles buscavam entender e explicar as diferenças do mundo moderno com a sociedade do passado e os motivos dessas mudanças.
Durkheim criou o Positivismo, ele achava que a sociedade poderia ser analizada como fenômenos da natureza, utilizando estudos e experimentos baseados na observação, podendo assim explicar os fatos sociais, diferenciando a Sociologia, da Filosofia, da História, da Biologia, e da Psicologia.
A pós-modernidade está firmada numa verdade relativa, que se destaca no “E”: religião e ciência, corpo e mente; que por sua vez deixa de considerar uma lógica binaria, passando a se juntar para refletir sobre novos conceitos.
Para se entender melhor a ideia de união e globalização, o sociólogo Max Weber, dá os primeiros passos em