ciência política resenha
O livro “o que é Política “ foi escrito pelo autor Wolfgang Leo Maar, e aborda o tema da política e toda sua complexidade de uma forma didática direcionada aos estudantes de Direito.
De acordo com escritor a política surge junto com a história, com transformação das insatisfações dos próprios homens que vivem em sociedade. As pessoas no seu relacionamento cotidiano desenvolvem políticas para alcançar seus objetivos nas relações de trabalho, de amor ou de lazer. Portanto existem várias políticas na sociedade e não apenas a política institucional e estatal. A política institucional é composta por agentes políticos que na sociedade moderna que são chamados de partidos. Sendo que a política dos partidos tem duas faces: uma em relação a sociedade e seus interesses; outra como política de disputa do governo.
Segundo autor Maar hoje pensar em política não significa limitar-se ao estudo do Estado ou dos partidos, como ainda acontecia no século passado e sim a política de base que passou a adquirir importância decisiva, como agentes políticos tão necessários como o governo e ou partidos.
O termo política foi apresentado inicialmente à partir da atividade social desenvolvida pelos homens da pólis, a “cidade Estado” grega. O que a política grega acrescenta aos outros Estados é a referência à cidade, ao coletivo da polis, ao discurso, à cidadania, à soberania, à lei.
O autor apresenta o pensamento de Platão e Aristóteles filósofos gregos que não eram a favor da democracia mas estavam imbuídos deste significado. Ainda o pensamento de Nicolau Maquiavel onde o governo é o agente de atividade política do Estado. Para Maquiavel a política se torna a “arte do possível”. Já para Karl Marx, elaborou a teoria de modos de produção e a política é uma disputa entre as classes sociais. Sendo assim a política deixa de ser espaço exclusivamente do