Durkeim e Marx Sociologia
Tarefa passada em 17 de julho de 2013.
Nome: Marina Oliveira J. Borges
Turma: 1AINFOINT
Sobre certos sentimentos que eram considerados inatos no ser humano, como amor e ciúme, Durkheim afirma que eles não são encontrados em todas as sociedades: “tais sentimentos resultam da organização coletiva, em vez de construírem a base dela”.
1. Pode mos dizer que para Durkheim os sentimentos humanos são fruto da coerção popular? Por que?
2. Como Marx concebe as classes sociais, alienação e trabalho?
1. É possível dizer que para Durkheim todos os sentimentos humanos são originados da coerção social, quer dizer, os sentimentos, seriam inatos, não seriam frutos da coerção social, porém a forma como os tomamos e lidamos com esses sentimentos são frutos da educação, da moral e dos costumes de uma sociedade, e não algo que já nasça conosco, e sim algo que seja de certa forma aprendido ao longo da vida com base nos padrões sociais da sociedade em que vivemos.
2. Segundo Marx as classes sociais não se diferenciavam somente pela riqueza quantitativa, mas também pela forma como as pessoas interagiam entre si, ou seja, compartilhavam os mesmos costumes e valores, normalmente existentes na mesma classe social.
A alienação se dá através de três aspectos: econômico, político e filosófico. Economicamente a alienação significa uma separação entre os meios de trabalho e o trabalhador em si, que não possui esses meios, bem como a perda do controle do produto de seu trabalho, que são propriedades privada do capitalista. Politicamente a alienação ocorre a partir da criação da idéia de Estado como sendo um órgão publico imparcial, sendo capaz de representar toda a sociedade e defender seus direitos, porém na sociedade burguesa esse Estado acaba por representar apenas a classe dominante e age conforme seus interesses. A filosofia, a partir da divisão social do trabalho, foi transformada em algo