Dureza
Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro. Na engenharia e na metalurgia,o chamado ensaio de penetração para a medição da dureza. A partir de um referencial intermediário, a dureza pode ser expressa em diversas unidades. São comuns usar os seguintes processos:
MEDIDA DA DUREZA
Maneira rápida, barata e não destrutiva de avaliar a resistência mecânica de um material
O ENSAIO DE DUREZA
Existem 2 tipos de ensaios:
Estáticos
Dinâmicos
- A maioria dos ensaios de dureza estáticos consistem na impressão de uma pequena marca feita na superfície da peça, pela aplicação de pressão, com uma ponta de penetração.
- A medida da dureza do material é dada em função das características da marca de impressão e da carga aplicada.
PRINCIPAIS ENSAIOS DE DUREZA ESTÁTICOS 1. Ensaio de dureza Brinnel 2. Ensaio de dureza Rockwell 3. Ensaio de dureza e microdureza Vickers e Knoop
CARACTERÍSTICAS DOS PENETRADORES USADOS EM DIFERENTES ENSAIOS DE DUREZA ESTÁTICOS
ESCALAS DE DUREZA
DUREZA BRINELL (1900)
Foi o primeiro ensaio de dureza por penetração padronizado e reconhecido industrialmente
Dureza= carga de impressão (N ou Kgf) = P área da calota impressa (mm2) S
1. Há tabelas que fornecem o valor da dureza Brinell a partir dos diâmetros da impressão em função da carga utilizada e do diâmetro da esfera 2. Quanto maior o diâmetro da calota impressa mais mole é o material
O USO DE QUALQUER CARGA E QUALQUER DIÂMETRO DE ESFERA NÃO PRODUZEM NUM