Dureza Mineral
Márcio Soares Chaves;
Matheus;
Willian.
Relatório de aula pratica feita no laboratório de Mineralogia “Dureza Mineral”.
Prof./José Flavio
Paracatu-MG
2014
Introdução dureza é uma importante propriedade dos minerais, forma de identificação e classificação simples, consiste na resistência que o mineral opõe ao ser riscado por um objecto.
Dureza determinada pelos tipos de forças de ligação entre os seus átomos, Friedrich Mohs, mineralogista alemão, criou uma escala em 1812 que permitiam as durezas dos diferentes minerais existentes na crosta terrestre,comparando-os, assim, segundo esta escala, cada mineral é riscado pelo seu sucessor.
A cada grau dessa escala atribui-se um número (de 1 a 10) e um nome de um mineral-padrão, se um mineral é riscado pela calcite e risca o talco, encontra-se no nível 2, contudo, há variações entre as durezas de exemplares dum mesmo mineral (anisotropia diferente), por isso, presenta uma dureza mínima e uma dureza máxima.
Refere-se aqui a dureza mínima, identificável, uma vez que a face de um dado exemplar, é quase sempre originada pela sua clivagem (ponto mais débil da sua estrutura), podemos ainda referir métodos mais pragmáticos da classificação dosminerais nesta escala, contudo, menos precisos.
Metodologia empregada
- Material Utilizado
Material de laboratório: Porcelana, Calcita, Vidro.
Material geológico: Pirita, Amazonita, Apatita, Galena e Carvão Mineral.
- Procedimento Experimental
Atividade desenvolvida no 1º horário de aula do dia 19/09/2014, com os respectivos experimentos, onde podemos determina a dureza dos diferentes minerais:
Numa bancada de trabalho de forma organizada foi fornecido cinco tipos de mineral geológico, quando estes foi comparado sua dureza com os materiais de dureza conhecida (Porcelana despolida dureza 7, Vidro dureza 5, 5/2, Calcita dureza 3), fornecido pelo proferssor obtivemos respectivas