Dureza dos minerais não metalicos
INTRODUÇÃO A BIOLOGIA
CURITIBA
2015
RAFAEL HENNEL TULIO
CIENCIAS BIOLOGICAS
1° PERIODO
CURITIBA
2015
DUREZA
A dureza é a resistência que a superfície lisa de um mineral oferece ao ser riscada. O grau de dureza é determinado observando-se a facilidade ou dificuldade relativa com que um mineral é riscado por outro, por um canivete ou uma lima.
Cuidados na a avaliação da dureza: 1- Para a utilização da escala de Mohs deve-se tentar riscar um mineral com o mineral que se quer medir a dureza e vice-versa, verificando qual dos dois foi riscado, após limpar as superfícies que foram testadas. 2- A lupa auxilia muito, principalmente quando a dureza dos minerais é aproximadamente a mesma. 3- Verificar se a superfície a ser testada é fresca e não apresenta alteração que possa diminuir a dureza. Não confundir material deixado na superfície do mineral mais duro com o sulco, pois as vezes um mineral é mais mole do que o outro e porções do primeiro podem deixar marcas sobre o segundo que pode ser tomada por engano como um traço, porém, podem ser removidas esfregando-as, ao passo que o sulco é permanente.
Determinação do Grau de Dureza
Para realizar a identificação dos minerais a dureza pode ser avaliada através de escalas convencionais, uma dessas escalas é denominada escala de Mohs:
Escala de dureza
1- Talco 6-Ortoclásio
2- Gipso 7-Quartzo
3- Calcita 8-Topázio
4- Fluorita 9-Coríndon
5- Apatita 10-Diamante
Como Usar a Escala de Dureza Relativa
A escala de Mohs é constituída