Dualismo Biologia Técnica-Biónica
Apresentação de um exemplo de transferência de dados biológicos para a Técnica
Aluna Sofia Cruz
INTRODUÇÃO
Biónica é um termo que se refere ao fluxo de ideias da biologia à engenharia e vice-versa. Também conhecido como bio-mimétrica, bio-inspiração, biomimetismo, ou engenharia de criatividade bionical é a aplicação de métodos e sistemas biológicos encontrados na natureza para o estudo e concepção de sistemas de engenharia e tecnologia moderna.
A Biónica divide-se em sub-campos, como por exemplo: a robótica, cibernética e Inteligência Artificial tenta ainda simular o corpo humano e a mente, enquanto que a Biologia é a ciência que estuda os seres vivos; debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular sub-celular até ao nível populacional e inter-racional.
ENQUADRAMENTO
Com isto, o Dualismo, destes dois termos apresentados na Introdução, referem-se a um conceito filosófico que admite a coexistência dos dois princípios, das duas posições ou das duas realidades contrárias entre si.
São por excelência doutrinas dualistas aquelas que tentam explicar meta-fisicamente o universo através de dois princípios irredutíveis entre si.
Descartes terá sido o primeiro filósofo a expor a existência de duas diferentes espécies de substâncias, espiritual (o espírito) e material (o corpo), com o cérebro estabelecendo ligação entre elas.
Assim, o exemplo que falaremos da conjugação de neuro ciência e robótica de insectos são os projectos que o engenheiro Dr. John Marshall- Robot Bees, e pesquisadores das universidades de Sheffield e de Sussex com o projecto Brain
Green desenvolveram a pensar nos cérebros das abelhas e posteriormente transferindo-os para robots autónomos voadores, que vão voar e agir como se fossem reais.
Esta espécie foi escolhida devido às principais características distintivas das restantes espécies que são a alta racionalidade e cooperatividade de grupo.