ideologia
CRIADA PELO FILÓSOFO FRANCÊS DESTUTT DE TRACY ( 1754 - 1836) : CIÊNCIA DAS IDÉIAS
CONJUNTO DE IDÉIAS QUE DISSIMULAM A REALIDADE PORQUE MOSTRAM AS COISAS DE FORMA PARCIAL OU DISTORCIDA EM RELAÇÃO AO QUE REALMENTE SÃO.
A IDEOLOGIA TEM COMO FUNÇÃO PRESERVAR O "STATUS QUO" DA CLASSE DOMINANTE.
A IDEOLOGIA ENCOBRE OU RETARDA O CONHECIMENTO DA REALIDADE, NÃO NOS DEIXANDO VÊ-LA COMO ELA É.
A IDEOLOGIA É UM FENÔMENO COMPLEXO QUE PRIVILEGIA A APARÊNCIA DA REALIDADE, ENCOBRINDO AS CONTRADIÇÕES SOCIAIS.
IDEOLOGIA É UM CONJUNTO DE IDÉIAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE CONDUZEM OS HOMENS À AÇÃO, AO MESMO TEMPO QUE JUSTIFICA A FORMA COMO ELES SE ASSOCIAM PARA VIVER.
UNIVERSALIZAR OU GENERALIZAAR O PARTICULAR É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA IDEOLOGIA QUE OCULTA, ASSIM AS ESPECIALIDADES DO REAL.
O DISCURSO DA IDEOLOGIA É UM CONJUNTO LÓGICO DE PRESCRIÇÕES COERCITIVAS DO SABER E DO AGIR SOCIAL CUJA CORÊNCIA ESTA JUSTAMENTE EM SUAS LACUNAS POIS NÃO EXPLICA TUDO E ESCONDE AS INTENÇÕES PREDOMINANTES.
A IDEOLOGIA É UM INSTRUMENTO DO PROCESSO DE DOMINAÇÃO NA MEDIDA EM QUE HOMOGENEIZA AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A DESIGUALDADE ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. TRAÇOS DA IDEOLGIA (Marilena Chaui)
ANTERIORIDADE: pré determina o pensamento e a ação desprezando a história e a prática na qual cada pessoa se insere, vive e produz.
GENERALIZAÇÃO: produz consenso coletivo, o bem de "alguns" é difundido como "bem coletivo".
LACUNA: a ideologia desenvolve-se sobre a lógica construída na base de lacunas, de omissões, de silêncios e de saltos. Ocultar Revelar Falsear Esclarecer Esconder Descobrir
IDEOLOGIA DA CIÊNCIA: crença no progresso e na evolução dos conhecimentos científicos que, um dia,