DSTs
TRANSMISSÍVEIS
São doenças contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra, através de relações sexuais. Os portadores de DST’S podem ser sintomáticos ou assintomáticos, porém é considerado transmissor da doença.
SÍFILIS
É uma doença infecto-contagiosa sistêmica que pode comprometer múltiplos órgãos como pele, olhos, coração, ossos e sistema nervoso.
AGENTE: Treponema pallidum
TRANSMISSÃO: Relações sexuais, transfusão de sangue contaminado, transplacentária, e itens pessoais.
HERPES GENITAL
Infecção recorrente causadas por um grupo de vírus que formam lesões genitais vesiculares. Estas crises pode ser desencadeadas por fatores como stress emocional, exposição ao sol, febre, baixa imunidade entre outros.
AGENTE: Vírus do Herpes Genital ou HSV-2
TRANSMISSÃO: Relações sexuais e da mãe para o filho na hora do parto.
HPV
Infecção causada por um grupo de vírus que provocam lesões papilares(verrugas). Em sua grande maioria a infecção é assintomática.
AGENTE: Papilomavírus Humano(HPV)
TRANSMISSÃO: Contato sexual, durante o parto, e através de via não sexuais como banheiros, instrumental ginecológico, uso comum de roupas intimas, toalhas, etc.
TRATAMENTO: Remoção das lesões.
HEPATITE B
Infecção das células hepática provocando manifestações clínicas tais como falta de apetite, febre, náuseas, diarréias e icterícia( amarelamento de pele e mucosas).
AGENTE: HBV
TRANSMISSÃO: Relações sexuais, materiais ou instrumentos contaminados, sangue infectado, da mãe para o recém-nascido.
TRATAMENTO: Não há medicamento para combater diretamente o agente causador da doença, trata-se apenas as manifestações clínicas.
PREVENÇÃO: Vacinação( 3 doses)
AIDS
Síndrome causada pela infecção cronica do organismo humano pelo o vírus HIV.
AGENTE: HIV( Human Immunodeficiency Virus)
TRANSMISSÃO: Sangue