dsts
Giardíase é uma infecção do intestino delgado causada por um organismo microscópico (protozoário), chamado Giardia lamblia.
Sintomas
Dor abdominal, diarréia, gases ou inchaço, dor de cabeça, perda de apetite, febre baixa, náusea, Inchaço ou distensão do abdome, vômitos.
O intervalo entre a infecção e o início dos sintomas é de 7 a 14 dias. A fase aguda dura de 2 a 4 semanas.
Causas
Surtos de giardíase podem ocorrer em comunidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento onde o abastecimento de água é contaminado pelo esgoto.
Pode ser contraída ao se beber água de lagos ou córregos onde animais como castores e ratos, ou animais domésticos, como ovelhas, causaram a contaminação. Também é transmitido pelo contato direto entre as pessoas, o que tem causado surtos em instituições como creches.
Viajantes correm o risco de contrair giardíase no mundo todo. Campistas e aventureiros correm risco se beberem água não tratada de rios e lagos. Outros fatores de risco para a giardíase incluem:
Contato com um membro da família com giardíase
Convívio em instituições (creche e lar de idosos)
Sexo anal sem proteção
Prevenção
Algumas infecções desaparecem sozinhas. Medicamentos anti-infecciosos podem ser usados.
As taxas de cura são geralmente maiores do que 80%. A resistência às drogas pode ser um fator para a falha do tratamento, exigindo, às vezes, uma alteração no tratamento com antibióticos.
Toxoplasmoseé uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita. A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
Sintomas
A toxoplasmose pode