Dsts
Doenças Sexualmente
Transmissíveis.
Prof. Vitor Alexandrino
Introdução
Antigamente eram conhecida como doença venéreas.
São aquelas que transmissíveis através do contato sexual (seja vaginal, oral ou anal) com alguém que possua alguma DST.
SíFILIS
Causado por: Treponema pallidum
Agente Etiológico: Bactéria
Formas de contágio: Relação sexual, transfusão de sangue contaminado, durante a gestação ou no parto (sífilis congênita).
Sintomas: Pequenas feridas nas genitálias e caroços nas virilhas (ínguas).
A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Somem mesmo sem tratamento. Mas a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos. A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até surgirem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podem levar à morte.
Tratamento: O tratamento da doença inclui a administração de antibióticos. TRICOMONÍASE
Causado por: Trichomonas vaginalis
Agente Etiologico: Protozoário.
Formas de contágio: Relação sexual desprotegida, transmissão por roupas íntimas, roupas de cama, toalhas de banho úmidas contaminadas, assentos de banheiros e por instrumentos ginecológicos. Sintomas:
Na mulher: Corrimento vaginal amarelo-esverdeado espumoso; dor nas relações íntimas, dor ao urinar, aumento da frequência urinária.
No homem: Secreção espumosa ou semelhante ao pus, dor ao urinar, necessidade de urinar frequentemente, pode haver umidade no orifício peniano.
Tratamento: O Metronidazol e o Tinidazol (antiprotozoários) são opções de tratamento para a tricomoníase. Taxa de cura superior a
90%.
HEPATITE B
Causado por: Vírus HBV, da família Hepdnaviridae.
Agente Etiológico: Vírus.
Contágio: Transfusões de sangue, relações sexuais, compartilhamento de agulhas, seringas e objetos perfuro-cortantes e