Dsts
As doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas através de relações sexuais com portadores das doenças ou do modo indireto por meio de roupas intimas compartilhadas, ou má manipulação de objetos contaminados.
Essas doenças prejudicam principalmente o publico jovem, mas não por falta de orientação, ou de educação e sim pela vida que levam, e pelo descuido dado a situação.
Algumas das principais DSTs:
Sífilis - Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de um cancro duro (lesão) nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo.
Gonorréia - O contágio pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.
AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções.
métodos contraceptivos: Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, eles também protegem das Dsts.
A escolha de qual será utilizado pelo casal vai variar conforme diversos fatores como idade, adaptação ao método ou possuir alguma doença crônica. Sendo assim, é necessário que cada pessoa pesquise as vantagens e desvantagens de cada método contraceptivo antes que decida qual será usado. Métodos contraceptivos de barreira : Os métodos de barreira evitam a gravidez porque impedem o acesso dos espermatozoides ao útero, através de obstáculos mecânicos, químicos ou mistos. Os mais populares são os preservativos masculinos, sua utilização vem sendo altamente recomendada, graças ao efeito protetor contra DST/HIV/AIDS
A camisinha feminina: Também é lubrificada e deve