CAMPO DE TRABALHO ATUAL DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
CURSO SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
CAMPO DE TRABALHO ATUAL DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico critico e interventivo que se utiliza de instrumentos multidisciplinar das ciências humanas e sociais para a analise nas diversas questões sociais.
O Serviço Social é regulamentado pela Lei 8662 de 07 de Junho de 1993 que legitima o
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais, o qual abordará aqui um pouco da trajetória, bem como as resoluções ao longo dos anos, que foram necessárias devido às transformações ocorridas na sociedade, principalmente na economia e na expansão comercial, denominada globalização, provocadas pelo sistema de produção industrial.
A fiscalização passa a ter o caráter de instrumento de luta capaz de politizar, organizar e mobilizar a categoria na defesa do seu espaço de atuação profissional e defesa dos direitos sociais. Os importantes instrumentos normativos ressalta a existência de outros que dão suporte às ações do Conjunto para a efetivação da fiscalização do exercício profissional. Podemos afirmar que todos os instrumentos normativos se articulam e mantêm coerência entre si: a Lei de Regulamentação, o Código de Ética, o Estatuto do Conjunto, os Regimentos Internos, o
Código Processual de Ética, o Código Eleitoral, dentre outros, além das resoluções do CFESS que disciplinam variados aspectos. Dentre as resoluções destacam-se:
a) Resolução 489/2006 que veda condutas discriminatórias ou preconceituosas
b) Resolução 493/2006 que dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional. Inicialmente, os CRESS se preocuparam com sua organização administrativo-financeira, entendida como suporte fundamental às ações da fiscalização; avançaram para a identificação das demandas da categoria, conhecimento da realidade institucional, discutindo-se condições de trabalho, autonomia, defesa de