dsddsd

319 palavras 2 páginas
O ATP é a molécula que as células dos organismos autotróficos que transformam a matéria orgânica com a ajuda de formas de energia tais como a energia luminosa e energia química.
A Adenosina Trifosfato ou ATP e constituída por uma base azotada, por uma pentose e três grupos de fosfato. Na molécula de ATP, as ligações que unem o terceiro grupo e o segundo grupo são muito instáveis logo quando por acção de uma hidrólise no ATP a ligação entre o terceiro e o segundo fosfato e quebrada ocorre 3 fenómenos. Estes fenómenos são desfosforilação do ATP pela remoção de um fosfato; a libertação de energia contida na libertação “reacção exoenergética”; transformação de ATP em ADP (adenosina difosfato) pela perda de um fosfato.
Na acção inversa a hidrolise também ocorrem três fenómenos. Estes fenómenos são a fosforilação do ADP pela adição de um grupo de fosfato; e necessário fornecer energia para gerar uma ligação entre o terceiro grupo e o segundo grupo a “reacção de endoenergética”; forma-se ATP através do ADP.
Na molécula de ADP também pode ocorrer hidrólise originando AMP ou o contrário o AMP transformar-se em ADP. As reacções que envolvem a hidrólise de ATP ou a sua síntese estão interligadas. Por isso do catabolismo resultam as trocas de energia que vão ser utilizadas na síntese de ATP, enquanto nas anabólicas, para se darem precisam da energia que vem da hidrólise do ATP, e desta reacção forma-se ADP, que é, posteriormente, usado na síntese de mais ATP, constituindo um ciclo chamado por ciclo de ATP.
A fotossíntese transforma energia luminosa em energia química, prendendo o dióxido de carbono atmosférico em matéria orgânica, libertando ainda oxigénio para atmosfera.

Relacionados

  • Importar tabela sql
    9121 palavras | 37 páginas