Pesquisa sobre os hábitos de leitura dos usuários da Biblioteca da Universidade Federal de Lavras
Introdução
O exercício da leitura representa um papel essencial para a formação de uma nação. Todo país desenvolvido é um país de leitores, de pessoas que adquiriram o gosto de ler. Entretanto, nem todo mundo que sabe ler é leitor. Desde que o homem aprendeu a ler esta habilidade progressivamente foi ocupando funções na sua vida pessoal, social e profissional cada vez mais relevantes, tornando-se indispensável. Ler vai muito além do fato de saber enunciar em voz alta ou silenciosamente as palavras escritas. Saber ler é uma necessidade do mundo atual, é apreender o significado, é dar uma resposta interior ao texto
A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.
O encanto das palavras remete o leitor para além de si mesmo, enriquecendo o seu mundo e as suas expectativas. É esse o sentido pedagógico da leitura.
Percebe-se, entretanto que, embora muitos gostem de ler poucos consolidaram este hábito, e isto tem se refletido também no momento de exposições e interpretações de textos acadêmicos, influenciando assim a formação profissional.
A pesquisa tem então por objetivo, identificar de forma rápida os hábitos de leitura dos usuários da Biblioteca da Universidade Federal de Lavras e usar este breve perfil como ferramenta para nortear as ações de incentivo à formação de leitores e acesso à informação, promovendo assim a democratização do conhecimento, fator decisivo para o pleno exercício da cidadania e inclusão social.
Materiais e métodos
Pesquisa de campo realizada com usuários da Biblioteca da Universidade Federal de Lavras, usando como instrumento um questionário concreto, interativo, composto de 06 questões que foram estruturadas com o uso de material reciclável, garrafas pets, afixadas em