dsbs
Indíce
I. Introdução
II. Biografia do Poeta
III. Escolha do Poema
IV. Mãe
V. Esquema Rimático
VI. Análise do Poema
Introdução
Neste trabalho pedido para a disciplina de Língua Portuguesa pela professora Maria Lambiza falo sobre o Poeta Miguel Torga e o seu poema Mãe. Este trabalho têm como objectivo investigar em mais profundidade um Poeta lusitano e o um poema á escolha, o trabalho está dividido em 6 partes. Na Biografia do Poeta irei fazer um pequeno resumo sobre o poeta e a sua vida, na Escolha do Poema irei especificar porque escolher este poema o que mais me ‘marcou’ nele. No esquema rimático vou analisar e mostrar o esquema do poema e que rimas possui. Na Análise do Poema estudo o número de estrofes e que tipos são e também dou a minha opinião sobre cada uma. Para este trabalho foi feita uma pesquisa web e um estudo entre adultos.
Biografia do Poeta
Nasceu na localidade de São Martinho de Anta, em 12 de Agosto de 1907. Oriundo de uma família humilde de Sabrosa, era filho de Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros. Em 1918 foi mandado para o seminário de Lamego, onde viveu um dos anos cruciais da sua vida. Estudou Português, Geografia e História, aprendeu latim e ganhou familiaridade com os textos sagrados. Pouco depois comunicou ao pai que não seria padre.
Emigrou para o Brasil em 1920, ainda com doze anos, para trabalhar na fazenda do tio. Ao fim de quatro anos, o tio apercebe-se da sua inteligência e patrocina-lhe os estudos. Em 1925, convicto de que ele viria a ser doutor em Coimbra, o tio propôs-se pagar-lhe os estudos como recompensa dos cinco anos de serviço, o que o levou a regressar a Portugal e concluir os estudos. Em 1928, entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro de poemas, Ansiedade. Em 1929, com vinte e dois anos, deu início à colaboração na revista Presença, com o poema Altitudes.
A