Portfólio Área de Integração
Paulo Rosário nº 17 12º4
Construção Social
Comunidade
Território comum – que pode ser uma habitação, vila ou região – ou numa língua, religião, etnia, etc. tem de existir uma identidade partilhada, relações sociais baseadas em práticas tradicionais, coesão, intimidade e emoção, para além de formas de controlo social.
Indivíduo
É um elemento da sociedade, sempre em interação. Desde que nasce, e até morrer, interioriza os valores, crenças, normas e comportamentos do grupo social em que se encontra inserido através do processo de socialização.
Cultura
Segundo Edward Burnett Tylor a cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Sociedade
Constitui um agregado social baseado na racionalidade, em que as relações sociais são mais formais e impessoais, resultando de um conjunto de interações sociais produzidas pelos indivíduos num jogo de papéis sociais.
Reprodução social
Sociedades e culturas transmitem os valores, normas sociais, atitudes e padrões de comportamento vigentes através de instituições sociais como a família, a escola, os meios de comunicação, a polícia e os tribunais.
Mudança social
Toda a transformação observável no tempo, que afeta, de uma maneira que não seja provisória ou efémera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade ou modifica o curso da sua História.
Estratificação social
Consiste nas desigualdades estruturais que existem entre as diversas categorias de indivíduos, originando hierarquizações entre estes.
O lugar natural de Aristóteles
Muitos anos antes de Cristo, já o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), na sua obra politica, estabelecia que desde o nascimento alguns seres se encontravam destinados pela