Drywall
TECNICO EM EDIFICAÇÕES
DRYWALL
ANDREZA APARECIDA BRASIL Nº 37
JOÃO VITOR SANTOS Nº 14
PLINIO ANTONIO FRANSCISQUINI Nº 38
OURINHOS/SP
2015
Sistema de construção em Drywall
Construções rápidas, econômicas e eficientes. Tem sido os objetivos da construção civil. Uma das soluções encontradas para atender essas necessidades, a chamada obra seca apresenta vantagens quanto à rapidez manutenção e desperdício durante sua obra.
Histórico
Na década de 40, nos Estados Unidos, foram inventadas as chapas de gesso acartonado – Drywall por Augustine Sackett. No Brasil a produção destas chapas iniciou-se em Petrolina, no Nordeste pela empresa Gypsum na década de 70, mais especificamente em 1972.
Existem registros de inúmeras utilizações de chapa de gesso acartonado anteriores a Gypsum, somente quando se iniciou a produção, pela mesma, é que passou a haver disponibilização no mercado de métodos construtivos que as empregassem .
Um marco representativo foi a construção do conjunto habitacional Zezinho Magalhães, na cidade de Guarulhos com apartamentos e 950 casas. Por diversas razões as divisórias de Drywall não obtiveram o sucesso esperado a exemplo do que ocorreu na Europa.
Este fato despertou o interesse de diversos grupos estrangeiros, que passaram a analisar o mercado brasileiro e em 1995 o grupo Frances Lafarge comprou a Gypsum do Nordeste e constituiu a Lafarge Gypsum, objetivando ofertar sistemas de construção a seco. Neste mesmo ano um grupo Frances BPB constituiu a Placo do Brasil e em 1997 o grupo alemão Knauf instalou-se no Brasil.
Drywall é o sistema para construção de paredes e forros, mais utilizada na Europa e nos Estados Unidos. Por fora, parece uma parede de alvenaria. Por dentro, um show de tecnologia: combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica, produzidas com rigoroso padrão de qualidade.
A tecnologia já é utilizada no Brasil, há mais de 10 anos,