Artigo Resmat
1 - PROPÓSITO: Exibir os aspectos e a organização executiva do concreto projetado empregado na melhoria, fortalecimento e sustentação de estruturas.
2 - PRINCÍPIO: O concreto Projetado é um concreto (mistura de cimento, areia, pedrisco, água, aditivos e adições) que é conduzido por um mangote, desde o dispositivo de lançamento até uma extremidade (bico), que com utilização de ar comprimido o lança com grande velocidade sobre uma superfície. O importuno do concreto projetado é a reflexão, pelo choque do concreto projetado contra superfícies duras como, por exemplo: concreto, armadura, parte dele é refletida, não sendo absorvido pela face de projeção. O concreto projetado possui dois métodos de projeção: o processo via seca e o via úmida. O Concreto Projetado via seca é composto por uma mistura seca ou com pouca umidade, de cimento, areia, pedrisco, aditivo que é conduzido até o bico de projeção, onde é adicionada a água integrante por meio de um anel perfurado (anel umidificador). No caso de fluido como aditivo, é misturado com a água antes de entrar em contato com os materiais secos. As suas vantagens são:
Baixa relação a/c
Alta velocidade de projeção
Maior aderência as superfícies úmidas
Necessita de menor quantidade de cimento, que o via úmida
Necessita de menos aditivo acelerador que o via úmida
A principal desvantagem dele é uma maior reflexão que o de via úmida (da ordem de 25% em massa).
O Concreto Projetado via úmida constituído de uma mistura plástica de cimento, areia, pedrisco, água, aditivo plastificante e superplastificante e conduzido por meio do mangote até o bico de projeção, onde é inserido o aditivo acelerador de pega líquido. No processo via úmida é utilizado, mais água que a quantidade necessária para hidratação do cimento concedendo à formação de fendas por retração, por isso a necessidade de se utilizar um superplastificante. As suas vantagens são:
Menor reflexão (Menor