Drywall
Com o crescimento da concorrência no mercado da construção civil, uma das grandes prioridades das empresas construtoras é a economia na execução de um empreendimento; construir deixou de ser uma simples materialização de formas e volumes e passa cada vez mais ser uma questão de custos e controles e isso não poderia ser diferente na construção de obras prediais, pois as empresas precisam economizar para viabilizar o repasse do imóvel para seus clientes. Isso mostra a importância de atuar na relação preço e qualidade, ou seja, oferecer maior qualidade pelo mesmo preço.
Este projeto de pesquisa apresenta através de um estudo de caso, um comparativo entre dois métodos construtivos, a alvenaria de bloco cerâmico com seis furos e o drywall, onde será demonstrado através de planilhas de quantitativos, gráficos e cálculos, as diferenças de cargas e custos dos dois processos, provando com isso como essa diferença é significativa para o custo final do empreendimento.
2. Objetivo
Mostrar a Alguns construtores que ainda não utilizam o drywall as vantagens que o mesmo pode proporcionar para a construção em geral, dentre eles a Economia. A utilização desse novo método construtivo é bastante viável em algumas obras como, por exemplo, obras que exijam maiores esforços da sua fundação e com maiores números de pavimentos, gerando uma redução do custo final para seus consumidores em comparação alvenaria de bloco cerâmico.
3. Problematização
Atualmente, na construção civil, as empresas buscam reduzir gastos na hora de construir, embora precisem manter a qualidade para atrair seus compradores. Com isso, buscam técnicas que agilizem o serviço e conseqüentemente diminuam as etapas necessárias para a conclusão do serviço, além de reduzir preço de materiais e mão-de-obra especializada. Existem ainda outras reduções em várias fases da obra que são imensuráveis para serem estudadas, estas podem gerar uma redução no cronograma físico, reduzindo ainda