Drogas
São definidas drogas todas as substâncias, naturais ou não, que modificam as funções normais de um organismo. Também são chamadas de narcóticos ou entorpecentes. No geral as drogas são feitas de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com uma planta na qual seu nome científico é Cannabis sativa, e o Ópio, feito da flor da Papoula. Existem outras que são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. No geral causa dependência química ou psicológica, podendo trazer a morte ao usuário em caso de overdose. Hoje em dia, com os exames toxicológicos, podemos encontrar a presença de várias drogas no organismo.
Por causar dependência, os usuarios que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a síndrome de abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. São chamadas de drogas licitas as substâncias que são utilizadas em medicamentos, as que são proibidas em quase o mundo todo são chamadas de drogas ilicitas.
Tipos de drogas
Quando usamos a palavra “droga”, podemos abranger os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. Drogas psicotrópicas são as que afetam o Sistema Nervoso Central, pois contem tropismo, que modifica as atividades psíquicas e o comportamento.
A Classificação Das Drogas
As drogas agem no cérebro afetando as atividades mentais, sendo por essa razão denominadas psicoativas. Podemos dizer que temos três tipos de drogas:
As que diminuem a atividade mental – também chamadas de depressoras. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranqüilizantes), álcool, inalantes (cola) , narcóticos (morfina, heroína);
As que aumentam a atividade mental – são chamadas de estimulantes. Afetam o cérebro,