Estudo
A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:
- O gosto do consumidor;
- A relação entre o preço do bem - quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;
- A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;
- A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.
TEORIA DA DEMANDA
A demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período de tempo. Assim a procura é um desejo, um plano. Representa o máximo que o consumidor pode aspirar a fim de satisfazer suas necessidades. Cada indivíduo terá uma curva de demanda individual determinada em função de sua renda e dos preços dos bens e serviços.
A curva de demanda individual e a curva de demanda do mercado mostram uma relação inversa entre os preços dos bens e serviços e as quantidades demandadas pelos indivíduos. Ou seja, na medida em que o preço de um produto aumenta a tendência é de que haja uma diminuição na sua demanda. Isso porque a preços maiores os indivíduos terão sua capacidade de compras diminuída. Da mesma forma, se os preços dos bens e serviços diminuírem, a tendência é de que haja um aumento na sua demanda, isso porque a preços menores os indivíduos têm a sua capacidade de compra aumentada.
A intensidade dessas variações, ou seja, o efeito que essas mudanças de preço provocam sobre a quantidade demandada dependerá naturalmente da natureza do produto. Os fatores que influenciam a demanda por um bem são: gosto, preferência e hábitos dos consumidores; o nível e distribuição de renda do consumidor; preço de outros bens e por fim o preço do bem em questão.
A Lei Geral Da Demanda
A Teoria Econômica denomina Lei Geral da Procura o comportamento dos consumidores, ao