Partidos politicos: origem e seus tipos
1. Origem Histórica
Emergem de épocas remotas, particularmente da Grécia e Roma. Iniciaram como facções políticas, constituídas por crenças e ideais, pelas quais lutavam, pela conquista do poder ou influenciar o governo e dele receber benefícios.
Os partidos políticos com traços modernos começam na Inglaterra no século XVII, em 1680, quando os “whigs”, defensores de ideias liberais, opuseram-se aos “tories”, seguidores do absolutismo real. O termo partido é empregado pela vez no século XVIII, em 1741, com a publicação de Ensaios Políticos, de David HUME. Desses dois grupos adversários, surgiram mais tarde, os dois grandes e tradicionais partidos políticos, Conservador e Liberal, os quais serviram de modelo aos primeiros partidos políticos da França, por meio da Revolução de 1789 e na Alemanha com a Revolução de 1848. Não obstante, nos Estados Unidos, a Convenção de Filadélfia (1787), onde se estruturaram as bases da União das treze colônias libertadas do jugo inglês, sendo organizado por Jefferson, sob a denominação Partido Democrático. Posteriormente, em 1854, surgiu definitivamente o Partido Republicano. No Brasil, os dois primeiros partidos, Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM), também foram influenciados pela denominação clássica da política inglesa, Conservador e Liberal.
2. Natureza dos Partidos Políticos
Um partido político é uma associação de pessoas organizadas, tendo em vista participar, de modo permanente, do funcionamento das instituições e buscar acesso ao Poder, ou ao menos influenciar no seu exercício, para fazer prevalecer as ideias e os interesses de seus membros. Estas ideias e estes interesses, reputados como os mais convenientes para a comunidade se pretendem sejam convertidos em lei ou em linhas de ação política do Governo. No regime democrático, são três as finalidade básicas do partido político:
a) Servir de agente catalisador de uma determinada corrente de opinião: