drogas
São definidas como substancias que modificam as funções normais de um organismo
Cocaína:
E uma droga semissintética
E o pó produzido a partir da folha de coca
Altamente viciante e o organismo do drogado e rapidamente deteriorado
Causas: perda de inteligência, alucinações, ansiedade etc
Uma droga ilícita (psicoativa) age no sistema nervoso central que e responsável pela maioria das funções de controle de um organismo.
A cocaína ocupa ou bloqueia os "sítios transportadores de dopamina" nas células cerebrais. A dopamina e uma substância que age em certas regiões do cérebro provocando a motivação, os "sítios transportadores de dopamina" levam a dopamina de volta para dentro de certos neurônios após ela ter circulado pelo cérebro promovendo seus efeitos. Então se a cocaína ocupar o meio de transporte da dopamina, esta substancia fica solta no cérebro ate que a cocaína saia.E justamente por ela ficar um longo tempo no cérebro e que causa os efeitos eufóricos associados a ela.
Outros efeitos incluem: a lesão intestinal; o nervosismo extremo; a sensação de que algo está se movendo sob a pele (bichos da cocaína), o que é um sinal de uma possível lesão nervosa; supressor de apetite; crises convulsivas; alucinações; insônia; delírios paranóides e comportamento violento.
Como os efeitos duram apenas cerca de 30 minutos o drogado toma doses repetidas, e para reduzir a parte do extremo nervosismo que a cocaína causa, eles costumam usar a heroína ou outra substancia como o álcool.
Vicio: Um dos maiores motivos para a dependência da cocaína e o prazer que ela traz. Conforme a tolerância à droga vai aumentando, torna-se necessário usar cada vez quantidades maiores dela para conseguir a mesma resposta eufórica. Suprimir ou reduzir a droga causa uma depressão tão severa que a pessoa é capaz de quase tudo inclusive cometer suicídio.
Conclusão: A cocaína e o tipo da droga que faz com que o usuário use outras drogas alem dela para que os seus maus efeitos como o nervosismo