Drogas
CENTRO DE EDUCAÇÃO
TEB – TÓPICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
PROFESSORA MARTHA TRISTÃO
Relatório
Prevenção do uso de drogas: Adolescência e Escola
Carlos Augusto Pagotto
Larissa Loss Pereira
Thaís Brenda Oliveira
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. METODOLOGIA 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6. CONCLUSÃO 10
7. ANEXOS 11
8. BIBLIOGRAFIA 12
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo refere-se a uma pesquisação acerca do conhecimento dos adolescentes acerca dos efeitos ocasionados pelo uso de drogas na adolescência e seus impactos no âmbito familiar e escolar.
Entende-se que a adolescência é uma fase conflituosa da vida devido às transformações biológicas e psicológicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as suas próprias decisões.
É o momento em que o adolescente procura a sua identidade, não mais se baseando apenas nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com o grupo social no qual está inserido, principalmente o grupo de amigos.
A droga aparece na adolescência muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laços sociais, propiciando ao indivíduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, ao tempo que buscam novos ideais e novos vínculos, diferentes do seu grupo familiar de origem (Nery Filho e Torres, 2002 p.31)
Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010). É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Segundo a Organização das Nações Unidas para o Controle do Crime e