drogas
FACOS
Rubia dos Santos Germano
Rodrigo Ferreira da Rosa
Leonardo Souza Campos
Thamires José
Ética na Abordagem da Dependência
Química!
Osório
2014
Introdução
Este trabalho foi uma proposta apresentada pela professora Zuleika, na disciplina Psicologia Ciência e Profissão, com o objetivo de pesquisar sobre o tema Ética na Abordagem da Dependência Química, dando ênfase a alguns tópicos, como: Políticas sobre Álcool e Outras Drogas, Código de ética Profissional do psicólogo, O trabalho de psicólogos com dependentes químicos e a importância da família na recuperação do dependente químico.
Políticas sobre Álcool e Outras Drogas
A Política para Álcool e Outras Drogas tornou-se um ponto de discussão polêmico no âmbito social, estando em constante processo de disputas ideológicas na sociedade. O problema da dependência química é visto como resultado de uma falta de adaptação à realidade e uma ausência de habilidade do indivíduo em lidar com o meio social, ou ainda de uma incapacidade em resolver os problemas que a vida lhe apresenta. Podemos afirmar sem medo que as drogas fazem e farão parte da experiência humana. Em todas as sociedades e épocas existe registro da utilização de substâncias psicoativas com as mais diferentes funções: em rituais, em atos sagrados, em práticas curativas, ou mesmo por razões recreativas e lúdicas. (ESCOHOTADO, 2009).
Nos serviços de álcool e outras drogas, os psicólogos atuam com atendimento individual, psicoterapia de grupo, reunião de equipe, estudo de caso, grupo de acolhimento, oficinas terapêuticas, trabalho de capacitação, trabalho de prevenção. Assim, nos serviços desta área os psicólogos também realizam atendimento à família e trabalho com grupo de família de adolescentes.
O papel do psicólogo na política de