Petroleo
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Química Orgânica II
Petróleo:
O modo de vida atual de certos povos é um bom indicador sobre o uso de energia e suas formas de obtenção. Para produzir o movimento dos veículos ou da extensa maioria dos sistemas de transporte do planeta, é necessária a disponibilização de uma enorme quantidade de energia, que é obtida por intermédio da queima de combustíveis.
Na natureza, encontra-se a energia em diferentes formas, formas essas chamadas de fontes de energia. Elas precisam ser devidamente trabalhadas para que a energia chegue ao consumidor.
Hoje, a principal fonte de energia no mundo prove do petróleo. O petróleo é um óleo escuro encontrado nas profundezas da crosta terrestre, que, segundo a teria de sua origem, teria se formado pelo soterramento de grandes quantidades de animais e vegetais: acredita-se que durante certo período da terra os movimentos da crosta terrestre teriam exercido pressões elevadas, o que, associado ao calor, teria provocado reações químicas e transformado animais e vegetais que foram soterrados.
Nos dias de hoje a extração do petróleo varia de acordo com a quantidade de gás acumulado na jazida. Se a quantidade de gás for grande o suficiente, sua pressão pode expulsar pôr si mesma o óleo, bastando uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca ou nula, será preciso ajuda de bombas de extração.
O petróleo bruto, tal como sai do poço, não tem aplicação direta. Para utilizá-lo, é preciso fracioná-lo em seus diversos componentes, processo que é chamado de refino ou destilação fracionada. Para isso aproveitam-se os diferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem o óleo, separando-as para que sejam convertidas em produtos finais.
Subprodutos mais importantes: O gás, uma das frações mais importantes obtidas na destilação, é composto das substâncias com ponto de ebulição entre 165 0C e 30 0C, como o