Drogas
Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias - desde o carvão vegetal à aspirina. Contudo, em um contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um século de repressão ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, à substâncias psicoativas e, em particular, às drogas ilícitas ou àquelas cujo uso é regulado por lei, por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo, levando-o eventualmente à dependência química.
Em uma outra visão, drogas são substâncias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano. Dependendo da natureza e composição das mesmas, elas podem agir em determinados locais ou no organismo como um todo. Toda droga tem seus efeitos, porém, eles não se manifestam da mesma maneira em todos os organismos, especialmente porque cada droga tem sua contra-indicação. Remédios vendidos em farmácias ou em quaisquer outros estabelecimentos, também são considerados drogas, principalmente os de uso controlado, também conhecido como medicamento “tarja preta”. Fato este que faz com que as farmácias sejam chamadas de drogarias.
Há dois grandes grupos de drogas, que não as agrupam segundo as suas características, mas segundo as convenções e exigências sociais. São eles o grupo das drogas lícitas e o grupo das drogas ilícitas.
As drogas, por serem substâncias capazes de produzir alterações nas sensações físicas, psíquicas e emocionais, como já dito antes, também podem englobar energéticos, café, refrigerantes, chocolates, dentre muitos outros alimentos, por conterem substâncias que podem ser consideradas drogas, já que alteram de alguma maneira as sensações de quem as ingere. Estas, porém, se ingeridas em quantidade moderada, não representam nenhuma ameaça para o ser humano. Se, no entanto, são demasiadamente utilizadas por alguém, podem causar uma leve dependência e problemas de saúde futuros.
Elas são utilizadas para diversos fins desde a