drogas
RA: 7983699286
Curso de RH 1º semestre
Matéria: Prointer
Profº Agnaldo Almeida
Drogas na adolescência: Temores e reação dos pais
O uso de drogas na adolescência preocupa demais as nossas famílias, educadores e profissionais da saúde, e o interesse dos pesquisadores por assunto tem aumentado muito nas últimos anos,por conta deste aumento os estudantes vem pesquisando a partir de que idade em que ocorreu o primeiro uso e influências ou riscos.
Os adolescentes e crianças vem cada vez mais cedo aumentando o uso de álcool e outras drogas também tem sido alvo de preocupação.
Alguns dos fatores fortemente associados ao uso de drogas por adolescentes são: a facilidade de obtenção e o consumo de drogas pelos amigos. Na adolescência, a necessidade de fazer parte de um grupo fica sendo muito importante, pois para eles ajudam na afirmação da própria identidade, aumenta as opções de lazer e reduz a solidão. As atitudes assumidas pelo grupo passam a serem tão ou mais importantes do que alguns valores familiares, pois dele vem parte do suporte emocional e a aceitação pelos outros componentes reforça a autoestima.
Existem inúmeros fatores relacionados ao início do uso de álcool e outras drogas, mas o aspecto familiar e o relacionamento com amigos têm recebido maior atenção. A presença de conflitos familiares e a influência dos amigos estão associadas ao aumento do risco para o uso de drogas.
O presente artigo publicado pela Revista Psicologia: Teoria e Pratica investigou quais são os principais temores de pais de adolescentes e o que eles sentem em relação ao uso de drogas e ao futuro dos filhos. Avaliou também as reações frente ao problema, de forma que estes resultados pudessem contribuir para a elaboração de programas preventivos. Para isso foram entrevistados 87 pais de adolescentes, todos moradores da cidade de São Paulo, com filhos adolescentes estudantes com idade entre 12 e 19 anos.
Os resultados mostram que a média