Drogas
1. O que são Drogas?
Drogas são substâncias utilizadas para produzir alterações, mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, qual droga é utilizada e em que quantidade, o efeito que se espera da droga e as circunstâncias em que é consumida.
Geralmente achamos que existem apenas algumas poucas substâncias extremamente perigosas: são essas que chamamos de drogas. Achamos também que drogas são apenas os produtos ilegais como a maconha, a cocaína e o crack. Porém, do ponto de vista da saúde, muitas substâncias legalizadas podem ser igualmente perigosas, como por exemplo o álcool, que também é considerado uma droga como as demais.
Drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre nosso cérebro, alterando de alguma maneira nosso psiquismo, podendo deprimir, estimular ou perturbar a atividade do Sistema Nervoso Central.
Drogas psicotrópicas : trópica = tropismo ( ter atração por ) psico = ( psiquismo ).
Drogas depressoras da atividade do SNC:
- Álcool
- Soníferos
- Morfina
- Heroína
- Inalantes ou solventes
Drogas estimulantes do SNC:
- Anfetaminas
- Cocaína
Drogas perturbadoras da atividade do SNC:
- LSD
- Ecstasy
2. Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam ?
As drogas atuam no cérebro afetando a atividade mental, sendo por essa razão denominadas psicoativas. Basicamente, elas são de três tipos:
· Drogas que diminuem a atividade mental, também chamadas de depressores. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: Ansiolíticos ( tranqüilizantes ), álcool, inalantes ( cola ), narcóticos ( morfina, heroína );
· Drogas que aumentam a atividade mental , são chamadas de