teologia
Patrick Yago dos Santos
Reencantando as Quadras:
Basquete e Espiritualidade
Pindamonhangaba-SP
03/09/2013
PATRICK YAGO DOS SANTOS
REENCANTANDO AS QUADRA:
BASQUETE E ESPIRITUALIDADE
Artigo apresentado à disciplina de Teologia, ministrada pelo professor Gabriel Aquino da Cruz, pela obtenção de nota no curso de graduação de Educação Física, na FAPI-FUNVIC Faculdade de Pindamonhangaba.
Pindamonhangaba-SP
2013
PRINCIPAIS CONCEITOS
Com base em que o autor fala sobre o basquete como um esporte com maior amplitude no campo dos negócios altamente competitivo, com investimentos altos como empresas e empresários, profissionais relacionados ao esporte e clientes entre muitos outros investimentos.
Com base em certas hipóteses, a que mais se destaca, ou seja, a mais polêmica e mais bem-sucedida, sobre relações entre economia e religião é a de Max Weber, que não somente ensinou o autor a pensar nos pontos de uma afinidade eletiva entre ética protestante e espirito capitalista como também nos ensinou a nos basear nisso. Sabemos que a afinidade eletiva é uma relação entre duas grandezas, que nos vai além da confiança, o que se pretende considerar, é somente o fenômeno imbricação entre espiritualidade e dinâmica social do esporte que no caso tratado é o basquete.
Certas culturas atuais são marcadas por duas atitudes polares na religião, uma delas seria o Integrismo, que significa a rejeição da modernidade quando a religião for tratada como uma questão de opção, já a outra tendência aposta no pluralismo que tem como significado a escolha livre sobre a religião sem nenhuma interrupção ou qualquer tipo de rejeição.
O autor também apresenta a heterogeneidade e a diversidade do processo religioso, que tanto nos leva ao declínio e, no extremo, na diluição do sagrado, se baseando na emergência de novas formas.