analise de sistemas
Disciplina:
Professor:
Aula:
Semestre:
Sistema de Computação e Informação
Marco Ikuro Hisatomi
4 - Sistemas Computacionais
1º
Aula atividade
OBJETIVO DA ATIVIDADE: Aprofundar o conhecimento do aluno sobre características e aspectos que envolvem o contexto de sistemas operacionais.
ORIENTAÇÕES:
Caro tutor!
Segue o contexto, para que os alunos realizem uma pesquisa em sala.
Realize a leitura da indicação do livro texto e responda às questões.
Livro texto:
Mateus, Eloá J. F.; Sistemas operacionais. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2010.
Para essa aula atividade, com base na unidade 4-Sistema de Arquivos e 5Gerência de Dispositivos do livro texto, realize uma pesquisa e responda às seguintes questões:
1) Qual é o nome do setor 0 e para que é usado?
R.: Os sistemas de arquivos são armazenados em discos. A maioria dos discos é dividida em uma ou mais partições, com sistemas de arquivos independentes para cada partição. O setor 0 do disco é chamado de MBR (master boot record – registro de controle de iniciação do sistema) e é usado para iniciar o computador.
O fim da MBR contém a tabela de partição, que indica os endereços iniciais e finais de cada partição. Uma das partições na tabela é marcada como ativa.
UNOPAR VIRTUAL
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Quando um computador é iniciado, a Bios lê e executa o MBR. A primeira coisa que o programa do MBR faz é localizar a partição ativa, ler seu primeiro bloco, chamado de bloco de boot, e executá-lo.
2) Explique o bloco de boot.
R.: O programa no bloco de boot carrega o sistema operacional contido naquela partição. Por uniformidade, toda partição tem em seu início um bloco de boot, mesmo que ela não contenha um sistema operacional que possa ser iniciado.
Além disso, a partição poderá futuramente conter um sistema operacional.
Portanto, é uma boa ideia reservar um bloco de boot. Iniciar com um bloco de boot, o esquema