Drogas
Consiste em um sistemático projeto de identificação do método adequado ao verdadeiro conhecimento ou, em outros termos, empenha-se na definição dos critérios pelos quais se deve conduzir o pensamento humano â verdade.
2- Quais são os preceitos necessários ao convite do uso da razão em sua procura pela verdade, segundo Descartes?
Não aceitar como verdadeiro o que não é suficientemente conhecido, dividir as dificuldades de um objeto de conhecimento em tantas partes quanto possível, partir dos objetos mais simples aos mais complexos, realizar completas revisões em todas as operações do pensamento.
3- Explique sobre a ideia de Perfeição e o ser perfeito.
Descartes parte da ideia clara e distinta do ser humano como eu pensante para alcançar a certeza sobre a existência de Deus, como ser perfeito. A ideia de perfeição bem como a noção de infinito origina-se de um ser perfeito e infinito, autor de si mesmo e de todas as coisas.
4- Explique a partir de Descartes sobre a existência do mundo material.
Descartes afirma que a identificação de sua essência pela razão, a possibilidade lógica de um mundo material, cuja existência concreta é indicada ainda pela imaginação, forma de pensamento que se diferencia da pura intelecção, porque não opera com ideias inatas, mas com ideias que representam objetos exteriores.
5- Explique empirismo em Locke.
Para Locke o indivíduo tem que passar pela experiência sensorial, para adquirir o conhecimento, ou seja, toda forma de conhecimento é proveniente de uma experiência dos sentidos.
6- Explique de que forma Locke recusa o Inatismo.
Para Locke o que é inato se caracteriza por sua evidência, dispensando justificações que o fundamente. O que observa com as normas práticas, ao contrário, é a recorrente necessidade de justificação para que possa ser admitida pelos homens.
7- Explique ideias simples e ideias compostas, segundo Locke.