Drogas
Busca de sensação, de euforia e de novas experiências, motivada principalmente pela curiosidade, que se manifestam principalmente nos jovens, hoje são o grupo mais próximo das drogas. Motivados por sensações e pela falta de informação, buscam novas experiências e constantemente e se aventuram num mundo que na maioria das vezes não tem volta.
Intimamente ligado ao aumento da violência que assola a nossa realidade, principalmente nas grandes cidades, o tráfico de entorpecentes movimenta bilhões pelo mundo anualmente, um comércio considerado um dos mais lucrativos e, com certeza, dos mais perigosos, que motivou uma espécie de "indústria do terror". Os efeitos nocivos das drogas, causados pelas substâncias tóxicas presentes em sua composição, levam à morte de milhões de pessoas por ano. Somente no Brasil, segundo estimativas, só o álcool é responsável pela morte de 55 a 7 mil brasileiros por ano, direta ou indiretamente. Abordar o assunto, de forma a conseguir diminuir o consumo e encontrar caminhos para a prevenção, não é uma tarefa fácil. Cercados de medos, dúvidas e principalmente desinformação, pais, professores, educadores e também alunos muitas vezes mantêm um a espécie de tabu quando o tema é abordado, o que agrava, e muito, as possibilidades de um combate mais eficaz.
A informação e a educação preventiva são os melhores caminhos para a prevenção: é preciso esclarecer jovens, crianças, e adultos sobre a extrema relevância do assunto, concedendo-lhes informações básicas para que possam apresentar sua própria postura de defesa e combate ao