Drogas
As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.
As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).
A Ação do Assistente Social na DependênciaQuímica e Compulsões.
Quando falamos em dependência química ou doençascompulsivas, devemos sempre lembrar que trata –se dedoenças que eu também sou vulnerável , é multifatorial.Isto quer dizer que ela é causada por vários fatores, comoo tipo de droga utilizada, predisposição hereditária,ambiente em que o usuário vive, relacionamento social efamiliar, motivações pessoais para o uso ,etc.Nós profissionais da área, muitas vezes, nos achamosisentos, protegidos contra estas doenças compulsivas,porque conhecemos o problema , atuamos no meio,temos informações suficientes,etc.Precisamos nos reconhecer no problema, porque todosnós somos fragilizados e passíveis de nos viciarmos. AEscola Simbólico -Experiêncial – de Terapia Familiar deWitaker, nos traz este conceito como condicional para noscapacitarmos para podermos atender famílias com estetipo de problemas.Porque um individuo busca a drogadição, ou desenvolvealgum tipo de compulsão?Existencialmente todos nós temos