Drogas
Ministério da Educação
Instituto Médio de Administração e Gestão «Nova vida» - IMAG
Trabalho de Psicologia
TEMA: Drogas
DOCENTE:
Índice
1. Índice
2. Introdução
3. Desenvolvimento
4. Drogas Depressoras
5. Tipos de Drogas Depressoras
6. Outras Drogas Depressoras
7. Efeitos Nocivos
8. Efeito a Longo Prazo
9. Formas
10. Consumo
11. Álcool
12. Drogas Psicolépticas
13. Mecanismo de Acção da Cocaína
14. Crack
15. Efeitos Fisiológicos do Crack
16. Conclusão
17. Bibliografia
Introdução
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções.
As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis).
As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnico especial. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
Droga (do francês drogue, 'ingrediente de tintura ou de substância química e farmacêutica', de origem controversa; provavelmente derivado do neerlandês droge vate, tonéis secos, de onde, por substantivação, droge passou a designar o conteúdo, o 'produto seco'; ou do árabe dúrawá, 'bala de trigo'1 ), em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias - desde o carvão vegetal à aspirina.
Em medicina, refere-se a qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental; em farmacologia,