drogas
INTRODUÇÃO
O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.
A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
JUSTIFICATIVA
Vimos a necessidade de desenvolver o Projeto de Prevenção ao Uso de drogas entre os nossos jovens,uma vez que estamos situados numa área de risco e de grande vulnerabilidade social.A escola está situada numa área com poucos atrativos saudáveis para a vida do jovem,ele está inserido num contexto de marginalização e violência muitas vezes reforçado pela ociosidade.
Pensamos que o conhecimento acerca da prevenção é o melhor argumento no que diz respeito ao uso de drogas.
Objetivo geral
Promover um espaço de discussão sobre as questões relacionadas a prevenção das drogas vinculado ao desenvolvimento do protagonismo dos jovens focando a saúde e a prevenção.
ABRANGÊNCIA
Pais,alunos,professores e funcionários.
Resultados esperados
. Jovens conscientes de suas escolhas;
. Jovens informados sobre a Prevenção das Drogas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Propiciar a discussão de situações cotidianas relacionadas ao uso,abuso e/ou tráfico de drogas.
• Refletir sobre a melhor forma de agir com usuários ou traficantes de drogas lícitas e ilícitas.
• Refletir sobre as