oajhdshgdb
1687 palavras
7 páginas
FisiologiaESTUDO DIRIGIDO 1
1) Um paciente apresenta sinais e sintomas de hipofunção endócrina, entretanto as concentrações séricas do hormônio relacionado a esta função encontram-se anormalmente elevadas. Quais os mecanismos fisiopatológicos prováveis para esta alteração? Exemplifique.
2) De que modo o organismo pode se defender de um excesso de produção hormonal ou da administração exógena de um hormônio?
3) “In vivo”, o hormônio do crescimento aumenta a incorporação de sulfato pelas cartilagens, mas este efeito não é observado “in vitro”, quando o mesmo hormônio é aplicado a cultura de células de cartilagem. Entretanto, se o soro de um animal tratado com GH é aplicado no mesmo sistema “in vitro”, o efeito de incorporação de sulfato ocorre. Explique o motivo.
4) Uma paciente com hipotireoidismo começou a apresentar galactorréia e sua irmã que se trata para esquizofrenia com haloperidol (antagonista D2), coincidentemente também começou a apresentar galactorréia. O que pode estar acontecendo?
5) Em que situação a liberação de ADH é maior e como fica a osmolaridade sérica nestas situações:
a) Desidratação após uma dia na praia sem beber líquido;
b) Perda de 15% da volemia por sangramento.
c) Beber 10 garrafas de Skol litrão.
d) Fumar 10 maços de cigarro. 6) Qual o hormônio que é liberado tanto no mecanismo de parto, quanto na sucção do mamilo pelo lactente? Qual o tipo de feedback que regula este hormônio?
7) Um paciente apresenta aumento de T3 e T4 séricos, TSH suprimido e diminuição na captação de radioiodeto pela tireóide, com sintomas compatíveis com o hipertireoidismo. Quais as possíveis explicações fisiopatológicas caso ele tenha bócio? E caso não tenha?
8) Um paciente com bócio, T3 normal, relação T3/T4 elevada, T4 baixo, TSH elevado, captação de radioideto aumentada poderá apresentar que tipos de doenças tireóideas? Após receber excesso de iodo na dieta, um paciente como este pode desenvolver que tipo de