Drogas
Droga é o nome genérico com que se designam em Toxicologias as substâncias, naturais ou sintéticas, que alteram transitoriamente o comportamento físico e emocional daqueles que a consomem.
Problema social dos mais graves, a toxicomania, ou mania de intoxicar-se com entorpecentes, pela ingestão de drogas, tem suscitado vários movimentos e a fundação de inúmeras entidades públicas e particulares, que visam ao esclarecimento, sobretudo da juventude, sobre os malefícios decorridos desse vício.
As substâncias ou drogas mais usadas são: entorpecentes (inibidores do Sistema Nervoso), calmantes, álcool, tabaco (fumo), maconha, estimulantes, inalantes (aspiração) e alucinógenos (provocam alucinações). São drogas usadas por seu poder psico-ativo (alteram a mente) e muitas delas trazem problemas físicos graves.
Abuso e Perigos
Com o uso contínuo de drogas, o organismo do indivíduo vai adquirindo mais resistência, obrigando-o a tomar quantidades cada vez maiores para ter os mesmos efeitos. Isto se chama tolerância e geralmente se desenvolve junto com a dependência física.
Todas as drogas são prejudiciais. O perigo depende de fatores como: tipo de droga, freqüência de uso e combinação com outras substâncias. Assim, também a condição física (peso e altura), a personalidade do usuário e o ambiente onde é consumida a droga podem influir no seu efeito.
Algumas Drogas mais comuns:
Álcool
Componentes Químicos e/ou Farmacológicos e/ou Medicinais: Substância natural derivada da fermentação de carboidratos (açúcar e farinha de cereais). A crença de que seja nutritivo é falsa.
Efeitos: Embora muitas pessoas acreditem que seja estimulante, é uma droga depressora do Sistema Nervoso. Quando ingerida em pequenas doses o seu efeito é tranqüilizante, afetando o auto-controle. Em doses maiores diminui os sentidos e altera a coordenação motora, o juízo e a memória. Bebido em doses altas e por tempo prolongado, pode danificar o fígado, o coração e