Drogas
O que é?
A pílula anticoncepcional é uma combinação de estrogênio e progesterona com a função de inibir o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação, e sem fecundação não há gravidez.
Além de ser indicada como um dos melhores métodos para se evitar uma gravidez indesejada, a pílula anticoncepcional pode ser indicada para tratamentos de endometriose, ovários policísticos, tensão pré-menstrual, cólica menstrual, problemas com oleosidade e acne.
Quando surgiu? em 1954 surgiu a pílula que é adotada por 75% das mulheres que usam contraceptivo no mundo. Na década de 1930, constatou-se que o hormônio progesterona apresentava indícios de ser anticoncepcional. Em 1952 foi sintetizado em laboratório. Só em 1954 foram sintetizados esteróides com as propriedades desse hormônio. Para a descoberta contribuíram os cientistas Gregory Pincus, do Laboratório Searle; Mincheychang, cientista chinês da Universidade de Cambridge e John Rock, de Boston. Foi testada em mulheres de Porto Rico com êxito: a gravidez só ocorreu quando o seu uso foi interrompido ou esquecido. Foi testada alguns anos, antes de ser comercializada. Em maio de 1960, as americanas já podiam usar a pioneira Enovid –R: continha cerca de 5 mil microgramas de progesterona e 150 de estrogênio, dosagem muito alta e diferente da encontrada nos ciclos naturais da mulher, provocando com isso, enjôos e problemas gástricos. No Brasil a venda se iniciou em 1962 e em novembro do mesmo ano, 5 mil brasileiras já tomavam a pílula.
CIGARRO
O cigarro (do francês cigarette) é uma pequena porção de tabaco (ou fumo) seco e picado, enrolado empapel (mortalha) fino ou em palha de milho (cigarro de palha), destinado ao fumo, sendo que o primeiro é industrializado e o segundo, manufaturado.
O cigarros podem, ou não, dispor de um sistema de filtração, geralmente de fibras de acetato de celulose.
-------------------------------------------------
História
Há