DROGAS Perturbadoras SNC
Sistema Nervoso Central
Maconha
Haxixe
Ecstasy (êxtase)
Alucinógenos
Maconha
Com 140 milhões de usuários e 5000 anos de história, a maconha é a droga ilícita mais popular do planeta. É também a mais polêmica.
Essas drogas são obtidas da Canabis sativa, cujo princípio ativo é o delta-9tetra-hidrocanabinol (THC)
O THC é um depressor, mas quando a maconha é consumida em grupo costuma trazer euforia. A planta contém cerca de sessenta substâncias, chamadas coletivamente de canabinóides. Elas são responsáveis pelos efeitos da planta no corpo. Em 1991 descobriu-se que as células do cérebro têm uma substância, ainda sem nome, cuja função é reagir quimicamente com os canabinóides; ou seja, é por meio dela que os canabinóides afetam o cérebro e, a partir daí, o resto do organismo. Substâncias desse tipo são denominadas “receptores”.
Os efeitos dessa droga variam muito com a quantidade consumida, as partes da planta que entram na mistura, o terreno em que a erva é cultivada, o ambiente em que ela é consumida, a constância do uso e a personalidade do fumante. Os efeitos se fazem sentir dentro de alguns minutos após ser fumada a droga; atingem seu pico dentro de 10 a 30 minutos e podem prolongarse por duas ou três horas.
A dependência pode ocorrer por uso repetido durante bastante tempo.
Pode haver tolerância, de forma que a pessoa passa a fazer uso diário da droga; no entanto a suspensão abrupta do uso não produz sintomas físicos (dependência apenas psíquica). O dependente se afasta da família, do trabalho e do lazer, para ficar usando a droga.
Efeitos no usuário
É comum uma sensação de bem-estar, às vezes com acessos de euforia e de riso incontrolável. Também se sente relaxamento muscular e sonolência. Diminui a capacidade de seguir objetos em movimento.
O usuário ganha uma hipersensibilidade, mas perde a noção de tempo e tem falhas de memória. Mais de quatro cigarros podem levar a alucinações, provocar confusão mental, apatia e