Transtorno mental
DROGAS PSICOTROPICAS
Hamilton Sousa Milhomens Júnior
Taguatinga – DF
Março de 2013
Drogas psicotrópicas utilizadas no tratamento de transtornos mentais
Drogas segundo a OMS, é qualquer substancia não produzidas pelo organismo e com capacidade de atuar sobre um ou mais sistema, provocando alterações em seu funcionamento. Todas as drogas psicotrópica agem diretamente no sistema nervoso central, afetando toda a conduta e o comportamento do individuo. Todas levam a dependência química. No entanto a ação de cada psicotrópico depende: do tipo da droga, da via de administração, da quantidade, do tempo, da frequência de uso, da absorção e eliminação desta pelo organismo e da associação com outras drogas. Conceito de drogas psicotrópicas: segundo a Organização Mundial da Saúde são aquelas que alteram comportamento humor e cognição. Portanto são drogas que agem potencialmente nos neurônios, afetando o sistema nervoso central, e sua ação depende: do tipo da droga, da via de administração, da quantidade, do tempo, da frequência de uso, da absorção e eliminação desta pelo organismo e da associação com outras drogas (CARLINI et al., 2007).
A cloropromazina, é tida como a primeira droga psicoativa. Dentre as comorbidades psiquiátricas mais comumente encontradas entre os dependentes químicos destacam-se os transtornos depressivos e ansiosos e os transtornos de personalidade. Alguns dados apontaram que cerca de metade dos indivíduos dependentes substâncias psicotrópicas possuíam um diagnóstico psiquiátrico adicional, sendo 26% Transtornos do Humor, 28% Transtorno de Ansiedade e 18% Transtornos de Personalidade Anti-Social, dentre outras psicopatologias.
Quanto ao efeito provocado no organismo as das drogas psicotrópicas podem ser classificadas em: Depressoras, estimulantes, perturbadoras.
As drogas Depressoras diminuem a atividade do sistema nervoso central (SNC), levando-o a um funcionamento mais lento e como consequência provocam a