Drogas: consequencias para a vida
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica tem por base, mostrar às variadas formas do acesso as drogas pelos jovens. Daremos demonstrações em nosso pesquisa, das varias questões que fizeram estudiosos pesquisarem sobre o assunto, mostrando por meio de levantamentos as faixas etárias, sexo, condição social de cada usuário a causa dos mesmos estarem ligados a esse mal, baseando-se em dados levantados traçamos um perfil dos usuários que hoje tem as drogas na sua vida tanto social, como também em sua vida escolar.
Introdução
A droga é um problema temático, vivido pela maioria dos jovens que hoje tem um contato bem amplo, e entram nesse outro universo que muitas vezes não se tem mais volta. Em um contato do dia-a-dia, com jovens que usam ou até mesmo já experimentaram drogas, tive o estimulo de mostrar o mal que as drogas trazem, e também o lado da escola e do esporte por meio da educação física, como a mesma pode ser um dos meios que pode da auxilio, ajuda com a prevenção. Vivemos em alerta diário, com nossos filhos, irmãos e ate mesmo amigos que se deparam diariamente com estímulos da mídia, televisão, radio e por uma busca de aceitação e inserção em grupos. Os adolescentes, por características próprias dessa fase, são mais vulneráveis a experimentação das drogas, pela necessidade do inesperado, pela busca do novo, de novas sensações. Moreira (2006) salienta duas maneiras de enfrentar o uso e abuso de drogas: a primeira que estimula a proibição, pela diminuição da oferta, com informações que se caracterizam pelo apelo moral e produção de medos, persuadindo as pessoas à abstinência; a segunda é a redução de danos, com propostas como: oferecimento de alternativas, educação para a saúde e modificações das condições de ensino.
Com o ato de experimentar, os usuários podem assim modificar o seu emocional seu psicológico como também seu fisiológico. Nas ultimas décadas, a freqüência do uso de droga aumentou de forma