Plano de negocios
A sustentabilidade é o grande desafio de nosso tempo. Significa viver em ambientes sociais e culturais onde nossas necessidades e desejos sejam atendidos sem comprometer as capacidades das futuras gerações.
O tema escolhido para o desenvolvimento deste projeto é “Brechó eco”. Consiste no reaproveitamento de resíduos têxteis e roupas desgastadas sem opção de descarte, fazendo com que as pessoas preservem o meio ambiente explorando o lado artístico de cada uma. Partes desses materiais são encontradas em fabricas de confecção de vestuário e em ateliês, os demais através de doações.
A moda acaba, por ser também um meio de comunicação, comunicando um pouco do que cada um é, ou quer ser.
A roupa teria função ideológica, identifica tória e pode mudar de significado segundo o contexto, e o contexto social que se vive hoje é o do consumo sustentável, ou consumo consciente.
Os recursos ecológicos são elementos do meio ambiente necessários à vida, portanto deve-se cuidar deles para que se possa prolongar a vida saudável da terra e na terra.
Por acreditar-se que “Nos tornamos o que representamos de nós” (Patrice Bollon, A Moral da Máscara, 1993), visa-se com esse projeto transformar ou pelo menos a levar a uma reflexão sobre a transformação dos velhos conceitos para esses novos conceitos de sustentabilidade.
“A indústria de confecção do vestuário é a principal produtora de bens finais do complexo têxtil e o seu produto possui um ciclo de vida comercial curto por se tratar de produtos de moda, que é ditado por tendências efêmeras”. (LEITE, P.R, 2009)
JUSTIFICATIVA
O profissional da atualidade deve estar sempre buscando idéias inovadoras para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, pensando na utilização e qualidade desses materiais, através dos tão divulgados e conhecidos “3R’s: REDUZIR, REUZAR, RECICLAR”.
“Eco design, design para sustentabilidade, Green design... O