DRENAGEM
1. DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
1.1. DEFINIÇÃO
De acordo com LEDUC & LEDUC (2000), a Drenagem Linfática é uma técnica que drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, desta forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. A Drenagem Linfatica é também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.
A drenagem linfática manual possui inúmeras indicações, sendo uma técnica capaz de remover o excesso de líquido da substância fundamental, promover a desintoxicação do tecido intersticial, melhorar a oxigenação e nutrição celular e proporcionar melhor circulação sanguínea venosa.
É uma massagem específica que, por meio de movimentos contínuos, delicados e rítmicos, estimula o sistema linfático, que é o sistema natural de eliminação de toxinas do organismo. Esta técnica tem como objetivo formar e movimentar a linfa, conduzindo-a para o coração. A função do sistema linfático consiste em drenar a maioria dos líquidos corporais, e também resíduos do metabolismo, não permitindo a formação de edemas. Quando a drenagem é deficiente há um congestionamento e conseqüente acúmulo de líquido. Segundo LEDUC & LEDUC (2000), o surgimento do edema esta ligado à circulação linfática, seja diretamente em conseqüência do aumento do aporte líquido ou, indiretamente, em conseqüência de uma patologia linfática especifica. Freqüentemente essas diferentes causas do edema são simultâneas, na qual se observauma insuficiência venosa ligada a uma insuficiência do próprio sistema linfático.
O sangue tem a função de levar oxigênio e nutrientes para as células do organismo e, em troca, recebe toxinas, macromoléculas e microorganismos (se houver alguma infecção). Esses últimos não têm qualquer função no organismo, podendo ainda prejudicá-lo. Por isso, o sangue deposita-os no sistema linfático, que é uma rede de pequenos canais ligados à circulação sangüínea. Dentro desses canais encontra-se a linfa, substância