Drenagem
TRABALHO DE DRENAGEM
Alunos: Alexandre Lopes Fonseca
Alexandre Duarte
Bruno Alexandre Brandimarte Leal
Mieka Arao
Professor: Marcelo Miguez
Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2013
* Sumário Sumário 1 1. Introdução 2 2. Memória Descritiva 2 3. Memória Justificativa 7 3.1. Bueiros de Fundo de Vale 7 3.2. Bueiros de Greide 7 3.3. Valetas de Proteção de Corte e Aterro 8 3.3.1. Valetas de Proteção de Corte 8 3.3.2. Valetas de Proteção de Aterro 8 3.4. Sarjetas e Banquetas 9 3.4.1. Sarjetas 9 3.4.2. Banquetas 9 3.5. Descidas d’água 10
Introdução
O projeto de drenagem superficial a ser elaborado é referente ao trecho de estrada de rodagem de Classe III DNER, em uma região montanhosa, situado entre o ponto A (estaca 798) e B (estaca 863+4,47m).
Este projeto contempla uma memória descritiva, onde serão apresentadas as soluções para drenagem transversal e longitudinal, bem como suas localizações, características e extensões, e uma memória justificativa, onde são expostas as razões que levaram a tal arranjo final.
Em anexo se encontram o projeto em planta e em perfil, assim como as seções transversais a cada estaca inteira, inicio e fim do trecho, início e fim da ponte, pontos de passagem e seções dos dispositivos transversais.
Memória Descritiva
A realização do presente projeto de drenagem superficial foi baseada nas recomendações do manual do DNIT - Manual de Drenagem de Rodovias. Complementarmente, foi necessário estabelecer certas premissas de projeto, uma vez que os dados hidrológicos necessários ao dimensionamento dos dispositivos de drenagem não foram disponibilizados.
De modo a tornar o dimensionamento viável, foi determinado que a distância máxima entre descargas das valetas, sarjetas e banquetas será de 150m.
As dimensões dos dispositivos de drenagem transversal foram definidas como 1,2m de diâmetro para