dramatização
Uma dramatização é, em geral, uma representação de uma determinada situação ou de um facto. O dramático está associado ao drama, o qual, por sua vez, está associado ao teatro, pelo que uma dramatização pode ser tanto trágica como cómica.
As dramatizações ajudam a criatividade do actor na hora de representar/encenar e o espectador, na medida em que este consegue associar essa representação com a vida real. Neste sentido, as dramatizações podem ajudar a compreender a realidade, tendo em conta que representam uma reprodução específica de situações verídicas.
A psicologia tem por hábito de recorrer às dramatizações para que os membros de um grupo terapêutico se possam exprimir de forma desinibida e projectar os seus sentimentos e as suas crenças. Posto isto, a dramatização ajuda a testar soluções, uma vez que a representação pode ter semelhanças com situações da vida real.
Relativamente à exageração dos aspectos negativos de uma situação, a dramatização corresponde a uma ampliação de uma situação dramática ou potencialmente dolorosa. Imaginemos, por exemplo que, por não lhe apetecer ir às aulas, uma criança desata a chorar e a gritar. A mãe responde-se: “Deixa-te de dramatizar. Quer queiras quer não, vás para a escola e não se fala mais no assunto”, “Dramatizar é algo que não funciona comigo. Por isso, vê se cumpres as tuas obrigações e para de te estares sempre a queixar”. Outro exemplo de dramatização é atribuir uma importância exagerada/excessiva a um pequeno ferimento: “Não passa de um pequeno arranhão. Para de dramatizar e volta para o treino”.
Leia mais: Conceito de dramatização - O que é, Definição e Significado