Doutrinas
Nacionalismo
O nacionalismo é a ideologia no qual um individuo deve lealdade e devoção ao seu Estado, tentando exaltar seu sentimento de amor à nação por parte do povo. Em relação à economia tende a priorizar as empresas nacionais dando mais incentivos e subsídios, tendo certo controle da economia pelo governo. Como a Venezuela que economicamente prioriza suas empresas estatais e nacionais e politicamente o governo estimula com propagandas que despertam e inspira a sociedade o sentimento se amor à pátria.
Liberalismo
O liberalismo é uma doutrina baseada na defesa da liberdade dos burgueses, econômica, e é contra o forte controle do Estado na economia. Um exemplo atual seria os Estados Unidos em que sua economia é comandada basicamente pelo mercado, a lei da oferta e da procura.
Anarquismo
O anarquismo é uma doutrina que defende o fim de qualquer forma de autoridade e poder, contra o capitalismo, e é um governo descentralizado, em que todos possuem direito a liberdade. A Escola da Ponte situada em Portugal é um exemplo desde o principio fez com que a instituição tivesse uma forma diferente
Socialismo
Socialismo é uma doutrina política e econômica que se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobre. Hoje o socialismo é uma nomenclatura para o sistema político para a Cuba, China, Coréia do Norte e Vietnã, o capitalismo ganha cada vez mais forma no mundo.