Doutrinas Sociais do Século 19 - Tabela
Adam Smith criticava o Mercantilismo e defendia a liberdade econômica, sustentava que o trabalho (entendido como atividade técnica) era a verdadeira fonte da prosperidade. A Mão Invisível seria um mecanismo natural da economia, que levaria ao equilíbrio entre suas forças.
Esses pensamentos foram influenciados pelo Iluminismo, pois este defendia a liberdade, a igualde perante a lei, e a propriedade privada, baseando seu pensamento na racionalidade.
II)Teorias Socialistas: ( um livro marcante dessa correte de pensamento foi AUTOPIA – Tomas Morus, que falava de uma sociedade igualitária, bem diferente daquela que o autor vivenciou.)
a) Socialismo Utópico: desenvolvido na 1ª metade do século XIX; buscavam uma sociedade igualitária, mas não determinaram os meios para alcançá-la; expoentes: Robert Ouven, Fourier, Luis Blanc.
b) Socialismo Científico: Em 1848 foi publicado o Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels, grandes pensadores dessa teoria. Pregavam a destruição do capitalismo e entendiam a história do homem, com a história de seus modos de produção – O Chamado Materialismo Histórico. Isso representa, que o que move a história e suas mudanças é a luta de classes.
Eles Definiram o conceito de Mais Valia (lucro do Burguês), o qual deveria ser combatido por uma revolução proletária, ou seja, dos trabalhadores. Os sistemas economicos estão em constante evolução, e segundos Marx, não se poderia pular etapas para se alcançar o chamado Comunismo:
FEUDALISMO -> CAPITALISMO -> SOCIALISMO (Estado forte) -> COMUNISMO (extinção das classes e do Estado, não havendo propriedade privada, seria a ‘sociedade perfeita’)
ideias-sociais-XIX
O Fim do Capitalismo!
c) Anarquismo: Defendia uma passagem direta do